Andei desanimada, mas é só ve o vídeo de Joshep Klimber(rs,rs,rs...) que volto enxergar com lentes cor de rosa.Depoiis de longas férias e viajando, o retorno à escola é uma dura realidade.Comecei uma faxina na Sala de Leitura "Clarice Lispector" (sito o nome para parecer de verdade!), mas não é.Nosso sonho, meu e de minhas colegas de trabalho é ver um espaço que incentive os jovens e adultos a ler,ler,ler...
O local é impróprio, improvisado.Ora é sala de aula,ora é depósito de livros didáticos,velhos.Quando o ideal seria recebermos do governo, livros,livros a mão cheia,(de literatura brasileira e estrangeira,de biografias, de arte,..etc,etc..)omo dizia Castro Alves ( e manda o povo pensar), recebe-se coleções de Barsa,muitas!!!Com outras coleções para crianças de escola infantil, quado a Sala "Clarice Lispector" está numa escola de EJA, ou seja, para Jovens e Adultos!!!!!!!!!!!!
Então me vem em mente a passagem bíblica:
Qual é o pai que tendo um filho que lhe pede pão, lhe serve pedras?
Termino refletindo por mim mesma: -Nenhum pai faria isso, somente os padrastos miseráveis, que odeiam seu enteados pentelhos que teem ciúmes da mãe!!!
Convoco Freud para explicar.E tenho dito.
Entendo sua agonia, Norma!! Vivo isso todos os dias, seja em sala de aula, seja nas maravilhosas Salas de Leitura, nosso sonho!! compartilho da ansiedade de que os nossos jovens e adultos cultivem o hábito de ler, ler por ler, ler por prazer..ms, não é tarefa nada fácil,né?
ResponderExcluirEm algumas situações nos deparamos com ex-alunos q lamentam o tempo "perdido", q não souberam aproveitar com leituras.. sempre tenho a sensação de q não colho os frutos nunca.
bjão, linda professora..