sábado, 25 de fevereiro de 2012

Greve em Rondonia...Déjá Vu...

 O tema GreveX Professores é recorrente.
Até parece aquela expressão francesa  "Déjá Vu" que traduzida literalmente quer dizer já visto o professor Neidson Rodrigues, gestor na educação em Minas, que infelismente nos deixou muito cedo, dizia que educar é um ato político e que sem essa postura política a favor dos que aprendem ou se educam é impossível fazer educação. Nossos problemas de classe começam aqui.Temos uma tradição de religiosos educadores que trabalharam pela fé.os religiosos educavam pensndo e trabalhando na expansão da fé.Ou na conversão dos infiéis, dos pagãos. A máxima desses educadores era o amor.
Estudei em colégio religioso, lá fiz a escola Normal.Aquela  que se vestia de azul e branco, trazendo sorriso franco, como dizia uma canção. Pois bem, ali se fazia a oração da professora, terminando que ser professor é um sacerdócio!
Muito tempo se passou desde os jesuítas, mas os políticos não se atualizaram: educação se faz com amor!
Bem claro que do professor pelos alunos.Aqui não está incluído nehum governador, nem prefeito, muito menos presidente da república.
Nosso amor foi ficando fraco, pois não recebe nehum incentivo, como flor foi murchando, sem água, sem adubo, sem fortificante.Chegamos ao século XXI, como uma classe em extinsão, alguns como os de Física,Química estão nos últimos da espécie.
Talvez precisemos chegar ao caos total para se valorizar os professores, como vi na Alemanha, na Suiça e na Bélgica.Quem sabe?

2 comentários:

  1. É...Norma, Realmente, tá ficando muito difícil educar no Brasil..Daqui a pouco entramos em extinção tb..Infelizmente, é como você disse: "sem motivação" não nos realizamos e nem alcançamos a plenitude de ensinar com tanto amor assim..

    Um abraço,
    da sua fã.

    ResponderExcluir
  2. Norma,
    moro no sul de Minas, mas minha filha está fazendo cursinho em São Paulo. Ela está encantada com a qualidade do ensino (particular, caro, na Av. Paulista), mas os professores têm dedicação exclusiva, passam o dia à disposição dos alunos para esclarecimentos, conversas, sem falar no apoio de psicólogos para orientação vocacional, etc. Com motivação é outra solução!
    Mas... de todo modo, seguimos fazendo a nossa parte, não é? Como disse o Paulo Freire, é preferível ser um grão de areia que pode um dia fazer parar toda a engrenagem a ser uma gota de óleo que faça perpetuar o sistema...
    Apareça no "Minas", comente... bom demais tê-la ali!
    Abraço da
    Jussara
    www.minasdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir