sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Em Nova Ponte

Fui fazendeira,tive bois,cavalos e muitas terras.Hoje sou funcionária publica,Nova Ponte é apenas um DVD na estante da minha sala,mas como dói!!!!!!!!!!!!!
Comecei me reportando a um poema de Drummond,meu poeta maior!
Ontem,20 de janeiro de 2011,estive em Nova Ponte,cidade nova.A velha,onde nasci,está submersa na represa do rio Araguari.A cidade nova,não é meu chão,me sinto estranha por aqui.Mas nem tudo é ferida exposta.
Pude reforçar os laços com meu lado família que não conhecia,quase.O lado do meu pai,os Bernardes Ferreira.
Fui criada longa da família do meu pai,mudamos e só ouvia comentários sobre os que ficaram em Nova Ponte,a velha.Meu pai era filho de Joaquim Bernardes Ferreira,filho de José Bernades Ferreira.Este teve filhos e filhas.Um dos filhos,Manoel Bernardes Ferreira,teve 12 filhos(seis homens e seis mulheres).Ontem encontrei cinco deles: Amador(de quem falarei depois) Bernardes Ferreira, José Bernardes Ferreira(Zequinha), Salvador Bernardes Ferreira,Joaquina Ferreira,Nair Ferreira.Os outros estão em Uberlândia,de onde escrevo agora.Joaquina é minha tia Santa esculpida.Nas fotos de jovem,linda,pele aveludada,morena jambo. 
Conheci Manoel Bernardes Ferreira,filho de Calimério Bernardes Ferreira,outro irmão do meu avô.
Joaquina e Amador são cidadãos novapontense, com diploma da Câmara Municipal.
Amador é capitão de Cavalhada,festa da tradição da cidade.Fez um filme/documntário,pelo Ministério da Cultura.Ele me contou o que foi andar de avião pela 1ª vez,talvez a única.seu álbum do filme,conta com fotos dele com atores e atrizes globais além do ex ministro Gilberto Gil.
Na sua casa estão as medalhas conquistadas nas Cavalhadas em que participou.Contou-me que estudou com meu pai,foi aluno de minha mãe.Onde estava eu que perdi tanto tempo,longe de minhas raízes?Onde estava eu que só agora,vim descobrir o túmulo do meu avô Joaquim Bernardes?Onde meu Deus?Na rotina do meu trabalho?Nas noites de vigília esperando que o alcólico voltasse do bar?Onde,onde?
Nova Ponte é toda dos emus ancestrais.Os Carneiros de minha vó Olinda,os Fernandes do meu avô Eduardo,os Alves Miranda da vó Joana.
As notícias de morte são inevitáveis!!!Morreu tio Raul,irmão mais novo de mamãe.Morreram tia Dorcelina e tia Alair,irmãs de meu pai.Assim caminha a humanidade!!!
Voltarei ao assunto. 

Um comentário: