Ontem na sala de aula do 7º
Período de Pedagogia, uma acadêmica lembrou de uma história interessante sobre Ferramentas para desenvolver um bom Currículo. É a seguinte, contada por Paulo Freire. Um cientista foi atravessar um rio à canoa. Começou questionando o barqueiro se ele conhecia uma série de fatos científicos, a todos o barqueiro dizia que não.Era um homem simples, mal sabia ler. Sua vida toda se resumia em atravessar pessoas de um lado a outro do rio.O cientista ficava indignado e dizia: "pois perdeu metade da vida." Depois de certo tempo uma chuva desceu forte e o barco começou afundar. O barqueiro então questionou o cientista: "o senhor sabe nadar?" Não, respondeu ele. O barqueiro, pulando nas águas disse: "Então perdeu toda a sua vida!"
Ilustrando mais sobre Ferramentas para um Currículo: -Conta uma lenda que na China antiga, os jovens procuravam os sábios para aprenderem uma profissão, uma habilidade. Certo jovem interessado em ser lenhador procurou um velho, considerado sábio e habilidoso no assunto. O velho se dispôs a ensinar. O jovem aos poucos pensou que poderia desafiar o mestre. Achava que com sua força e juventude poderia facilmente superar na quantidade de árvores cortadas. O mestre, serenamente aceitou. Marcaram o dia e bem cedo chegaram até ao local. O jovem, impetuoso começou o trabalho. Cortava freneticamente.Às vezes olhava para o lado e reparava que o velho mestre estava sentado à sombra de uma árvore. Ele pensava que seria mais fácil do que imaginara.
Ao final do dia fizeram a comparação.O mestre havia cortado o dobro de lenha. O jovem indignado perguntou: -Mas como foi isso, vi que o senhor descansava algumas vezes e eu nem parei!
O mestre então disse: -Só parei para afiar o machado!
Que sábias lições!
Nenhum comentário:
Postar um comentário