segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia do professor em Vilhena-RO.

Eu sei que já passou!!!Não estou viajando na maionese...
É que no dia mesmo, me deu, não, naõ me deu vontade de refletir nada, nada...
Uma aluna do terceiro período de Pedagogia, entrou em sala elegantemente e me deu uma rosa.É tem disso, professor.Presente quando menos se espera!
Linda rosa vermelha.Quando fui arranjá-la no vaso, vi que não era só uma rosa.O botão dela era de chocolate, da Cacau Show. Que delicado!Amei!
Não foi pelo presente que resolvi escrever.
Ainda estamos em tempo de eleições!Precisamos votar para presidente e para governador.Um dos candidatos ao governo de Rondonia, está alando muio em educação e melhoria.Ontem reparei no que falava.Veja, com um giz na mão ele dizia que com tanto avanço, tecnologia, ainda se usa giz!
Ele então faz uma apologia às melhores condições para os professores!!!
Eu estava entendendo outra coisa.O ex-governador já encheu as escolas de quadro branco e pincel.Não é por aí.Vi num documentário em um canal a cabo, um professor da California, no vale do silício,(surgiram Apple,Intel,google,Yahoo, e outras empresas de tecologia,) da Stanford University,Ministrando aula com quador verde e giz.os alunos estavam espalhados pelo campus, vendo a aula no computador e fazendo questionamentos que ele respondia com muita competência!!!
Nossa questão é muito mais delicada, trata-se de um resgate, aqui em nosso estado mais que em outros do sudeste e do sul.
A credibilidade da escola precisa ser regatada com urgência!
O estado precisa de política clara,e mostrar que se importa com a sala de aula.Reformas são importantes, materiais também.O mais impotante, no entanto é o ser humano, o professor, os alunos, a gestão( aqui funciona o velho requesito de indicação política!!!).
A formação em serviço é coisa séria!Não basta um encontro anual, com professores que nada sabem do estado, vindos de Santa Catarina, São Paulo ou outros estados.É no dia a dia, com remuneração, valorizando o professor que está desanimado com o executivo.
Vamos aguardar para ver como será o próximo governo, poque as próximas vítimas já sabemos bem, são as crianças que dependem do ensino público.

3 comentários:

  1. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!! adorei,!

    ResponderExcluir
  2. Norma, a mais pura verdade!! De nada adianta investimentos materiais, apenas. Nem de capacitação por pessoas "fora da casinha"!! E outra, quem participa já traz aos municipios conhecimentos 'filtrados'..
    Gostaria mesmo que a Educação fosse a prioridade dos nossos governantes..É preciso encontrar a saída do caos..
    Amei o blog, amiga...
    Falei pra minha mãe que qualquer dia você aparece..Ah! E como nossas conversas fluem.. amo bater papo contigo!!Agora, temos mais esse canal aqui.. visitarei sempre que eu puder..bjão..
    bjos..

    ResponderExcluir