sexta-feira, 23 de abril de 2010

Literatura Infantil




Em 2010 ganhei um presente da minha Coordenadora do Curso de Pedagogia Faculdade de Educação da Associação Vilhense de Educação e Cultura. As aulas acontecem nas noites de quinta feira.Já lemos tanta coisa! Em especial Clarice Lispector: a Mulher que matou os peixes, O mistério do Coelho Pensante, A Vida Íntima de Laura ( uma galinha muito da sabida). Os acadêmicos estão apaixonados pelos livros de Literatura Infantil.Um livro que fez sucesso entre eles foi A Bola e o Goleiro de Jorge Amado, tão pouco divulgado e no entanto, uma obra prima. O enredo é muito interessante, chama logo a atenção pelos nomes dos personagens: a bola Fura-Rede e o goleiro que recebia todos aqueles nomes que dão aos que não têm intimidade com a pelota.Mas...nem vou contar!


Queria muito desenvolver meu Projeto de Mídias nesssa linha da literatura infantil, mas devido ao tempo não posso.Vou deixar aqui os oitos segredos de um contador de histórias segundo a professora Maria Antonieta Cunha, da UFMG:1-Curta a história,acredite nela,vibre.2- Seja natural, uma boa história não precisa de canastrices.3-Evite adaptações, nãoprive os ouvintes do bom texto.4-Não fuja de palavras consideradas difíceis.5-Não explique demais.6-Uma história é um ponto de encontro.7-Uma história é um ponto de partida.8-Moral da história: nenhuma ou várias.A profª ainda diz que a fábula não entra na sua roda porque são fechadas e ela não mistura prazer com lições de moral.Gostei!

A foto à esquerda é do acervo da Profª Rosana Nunes Alencar que me convidou para uma contação de histórias na Livraria Café e Letras, da profª Claudia, sito à av. Capitão Castro, centro, Vilhena-RO




1_

Nenhum comentário:

Postar um comentário